Início / Versão completa
ACRE

Justiça do Acre nega transporte de passageiros por motociclistas de aplicativo

Por Cris Menezes 31/01/2025 13:41 Atualizado em 31/01/2025 13:41
Publicidade
Foto: Divulgação/GMV

A Justiça do Acre negou, nesta quarta-feira (30), uma liminar que permitiria o transporte de passageiros por motociclistas vinculados a aplicativos. A decisão mantém o impasse entre os condutores e a Superintendência de Trânsito de Rio Branco (RBTrans) sobre a legalidade da atividade.

Publicidade

O advogado da categoria, Saulo Ribeiro, buscava garantir o direito ao transporte por meio das plataformas, mas a juíza Zenair Bueno, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Rio Branco, decidiu que a Lei 13.640/2018, que regulamenta o transporte por aplicativos, não inclui motociclistas.

“A legislação pertinente ao caso tem natureza restritiva, não podendo ser interpretada de forma a ampliar seu sentido ou alcance. A exigência de autorização para o exercício dessa atividade tem respaldo constitucional, conforme o artigo 11 da Lei 12.587/2012”, destacou a magistrada.

Diante da decisão, o advogado informou que pretende recorrer. “Diante do indeferimento, vamos ingressar com um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça para tentar reverter a decisão”, afirmou Ribeiro.

Publicidade

Polícia investiga ameaças

Em meio à polêmica, a Polícia Civil investiga ameaças de morte contra a juíza Zenair Bueno e o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas. Sem revelar detalhes, a corporação afirmou, em nota assinada pelo delegado-geral José Henrique Maciel, que já iniciou diligências para identificar os responsáveis e garantir a segurança das autoridades.

Regulamentação municipal

O debate sobre o transporte por motociclistas ganhou força após a Prefeitura de Rio Branco publicar, no dia 22, uma portaria regulamentando o serviço de transporte por aplicativos. O documento estabelece que apenas motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior podem exercer a função, excluindo motociclistas.

A regulamentação segue a Lei Federal 13.640/2018, que proíbe o uso de motos para transporte privado remunerado de passageiros, sob alegação de falta de segurança.

O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, afirmou que a fiscalização será rigorosa. “A legislação é clara: o transporte por aplicativo deve ser feito com veículos de quatro rodas e motoristas com CNH categoria B ou superior. Não há espaço para interpretações diferentes”, declarou.

Ele ressaltou que apenas uma nova legislação federal poderia alterar a regra. “Lamentamos, pois sabemos que essas pessoas estão tentando trabalhar. No entanto, cabe ao município cumprir a lei, sob risco de responder por prevaricação e omissão”, explicou.

Por recomendação do Ministério Público do Acre (MP-AC), a fiscalização contra motoristas irregulares será intensificada.

Penalidades para condutores irregulares

Os motociclistas flagrados transportando passageiros por aplicativo estarão sujeitos a penalidades, incluindo:

A RBTrans reforçou que seguirá aplicando a lei da mesma forma que nos últimos quatro anos, mantendo a fiscalização rigorosa contra atividades irregulares.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.