Geral

Ministério da Saúde garante abastecimento total de vacinas em todo o país

O Ministério da Saúde informou que todos os estados brasileiros estão com os estoques de vacinas do calendário básico completamente abastecidos. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui cerca de 300 milhões de doses para os 5.570 municípios do país, mas, em 2023 e 2024, esse número superou 643 milhões de doses entregues.

Segundo a pasta, mesmo com a escassez global de matéria-prima, os estoques da vacina contra a varicela também foram abastecidos. O diretor do PNI, Eder Gatti, garantiu que, apesar da dificuldade, a situação será normalizada ao longo do primeiro semestre de 2025, com três fornecedores assegurados para a produção da vacina.

Recentemente, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios revelou que cerca de 1,5 mil municípios relataram falta da vacina contra varicela, enquanto 746 cidades indicaram escassez da vacina contra a covid-19 para adultos. No entanto, o Ministério da Saúde informou que os estoques da vacina contra a covid-19 também foram reforçados, com a distribuição de 3,7 milhões de doses entre outubro e dezembro de 2024. Desse total, apenas 503 mil doses foram aplicadas.

A pasta adotou uma nova estratégia de compra das vacinas contra a covid-19 em 2024, por meio de pregão eletrônico, garantindo a aquisição de 69 milhões de doses, com entregas graduais e conforme a demanda, para evitar desperdícios. Essas doses poderão ser usadas até 2026.

Gatti destacou a complexidade logística envolvida na distribuição das vacinas, especialmente considerando as dimensões e a diversidade do Brasil. “Trabalhamos em parceria com os estados, que realizam a distribuição aos municípios. Apesar dos desafios, conseguimos enviar todas as vacinas do calendário básico em dezembro. Temos estoques garantidos, como as vacinas contra meningite e coqueluche, com reservas para os próximos seis meses”, completou.