O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), continua nesta sexta-feira, 3 de janeiro, os trabalhos de recuperação da Passarela Joaquim Macedo, localizada no centro de Rio Branco. A intervenção tem como objetivo garantir a segurança dos pedestres e aumentar a vida útil da estrutura.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, acompanhou o andamento das obras e destacou a importância das medidas em execução. “A instalação da estrutura metálica tubular e a escavação para os blocos auxiliares de apoio provisório são passos cruciais para assegurar a estabilidade e funcionalidade da passarela”, afirmou.
Em atendimento à solicitação do governador Gladson Cameli, os esforços estão sendo intensificados para acelerar os reparos. Até o momento, já foram realizados o macaqueamento da estrutura, o chumbamento de estacas auxiliares e a preparação para a instalação de estacas principais. Além disso, o coroamento do mastro metálico e do pilar de concreto armado foi finalizado, e o cercamento da área de obras está próximo da conclusão.
As próximas etapas do projeto incluem a instalação de reforços no pilar do Primeiro Distrito, o chumbamento de barras de alta resistência e o início da execução de estacas pranchas, destinadas a estabilizar o solo.
Mesmo diante de desafios, como a possibilidade de deslizamentos de terra devido ao período chuvoso, as obras seguem dentro do cronograma. O planejamento visa garantir uma recuperação estrutural completa, assegurando a segurança dos pedestres e a durabilidade da passarela, que é um marco no centro da capital acreana.