ACRE

Palácio Rio Branco passará por revitalização completa com investimento de R$ 2,3 milhões

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), anunciou nesta quarta-feira, 22, o início das obras de revitalização do Palácio Rio Branco, um dos marcos arquitetônicos e históricos da capital. O projeto foi desenvolvido pela própria secretaria e manterá as características originais do edifício.

De acordo com Ítalo Lopes, gestor da Seop, a revitalização abrangerá todos os setores internos do Palácio, com melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura e modernização do sistema de climatização.

“A conservação e adequação de espaços públicos que simbolizam a rica história acreana é uma prioridade do governador Gladson Cameli. O Palácio Rio Branco, como um ícone cultural, merece esse cuidado especial. Este projeto é mais um investimento relevante viabilizado graças à atuação da atual vice-governadora Mailza Assis, quando senadora”, destacou Lopes.

O chefe do Departamento de Obras da Seop, Silvio Rogério Silva, informou que o projeto contará com um investimento de mais de R$ 2,3 milhões, oriundos de emenda parlamentar destinada pela então senadora Mailza Assis. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU).

Entre os serviços planejados para o Palácio estão a recuperação de pisos, reforma da fonte luminosa e do chafariz, substituição de forros e esquadrias, troca de lâmpadas e aprimoramento do sistema de climatização.

As praças ao redor do Palácio também serão contempladas, com intervenções que incluem:

  • Recuperação do passeio público e áreas de pisos danificados;
  • Reparo na canaleta de drenagem;
  • Instalação de bancos de madeira;
  • Replantio de gramados e substituição de palmeiras-imperiais;
  • Atualização do sistema de iluminação, pintura e instalação de um grupo gerador de energia.

As obras reforçam o compromisso do governo estadual com a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do Acre. A revitalização do Palácio Rio Branco, além de resgatar a memória cultural da região, busca proporcionar um espaço funcional e acolhedor para os cidadãos e visitantes.

O governo também continua articulando apoio do governo federal para garantir a liberação de recursos destinados a outras obras no estado.