Início / Versão completa
Geral

Pousada atingida por destroços de avião em Gramado não sofreu danos estruturais e deve reabrir após reformas

Por Cris Menezes 05/01/2025 10:53 Atualizado em 05/01/2025 10:53
Publicidade

A pousada em Gramado, na Serra Gaúcha, atingida pelos destroços de um avião que caiu há duas semanas, não sofreu abalo estrutural, conforme apontado em um relatório preliminar. O acidente deixou 10 mortos, todos ocupantes da aeronave, e feriu 17 pessoas em solo, das quais duas seguem internadas em UTIs.

Publicidade

O local está interditado e cercado por tapumes desde o fim dos trabalhos de rescaldo. Para que o estabelecimento possa voltar a funcionar, o Corpo de Bombeiros exigiu laudos estrutural e elétrico, além de um novo Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), cujos trâmites estão sendo conduzidos por engenheiros contratados pelos proprietários.

Segundo o coronel Maurício Ferro, do Corpo de Bombeiros Militar da Serra, a estrutura principal da pousada não foi afetada, mas houve danos na parede lateral. “Provavelmente será reformada e, posteriormente, liberada para funcionamento”, explicou.

Investigação e identificação das vítimas

A Polícia Civil e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) continuam investigando as causas do acidente. Laudos periciais estão sendo aguardados para esclarecer o ocorrido.

Publicidade

Das 10 vítimas fatais, três foram identificadas pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), que segue trabalhando com exames de DNA e impressões digitais. Todas as vítimas pertenciam à família Galeazzi, incluindo o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, dono e piloto do avião, que era CEO da Galeazzi & Associados, uma referência em gestão de crises e reestruturação empresarial.

O acidente ocorreu quando a aeronave de pequeno porte, que havia decolado de Canela com destino a Jundiaí (SP), caiu às 9h15, atingindo a chaminé de um prédio, uma casa, uma pousada e uma loja de móveis.

Contexto do acidente

Além das mortes, 17 pessoas ficaram feridas, a maioria delas por inalação de fumaça. As imagens capturadas pelo fotógrafo Cid Guedes mostram o trajeto provável da queda, com danos em um prédio, uma casa e o ponto final no terreno da pousada.

O Cenipa informou que as investigações estão em andamento, mas ainda sem prazo para conclusão.

Veja o vídeo do momento:

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.