Neste final de semana, cinco cidades do Acre – Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima – enfrentaram apagões que afetaram 63 mil residências e comércios, deixando-os sem energia por mais de duas horas. A primeira interrupção ocorreu na madrugada de sábado (16), das 2h24 às 3h40, e a segunda na noite de domingo (17), das 18h22 às 19h32, totalizando mais de duas horas sem luz nas duas ocorrências.
A região, que há pouco mais de dois meses passou a receber energia de hidrelétricas por meio do Linhão, após o desligamento dos geradores termoelétricos, foi impactada por falhas no sistema de transmissão de energia. A Energisa Acre, responsável pela distribuição de energia no estado, informou, por meio de nota, que as falhas foram causadas por problemas no sistema de transmissão, de responsabilidade da Transmissora.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena a geração e transmissão de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), também está investigando as causas do apagão. A Energisa afirmou que está trabalhando junto ao ONS e à Transmissora para evitar que novas ocorrências aconteçam.