As recentes chuvas que atingem o Acre têm causado um aumento no nível dos rios da região. Em Sena Madureira, o Rio Iaco registrou, na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, uma marca de 8,55 metros, conforme dados da Defesa Civil Municipal. Embora ainda abaixo da cota de alerta, que é de 14 metros, e da cota de transbordamento, estabelecida em 15,20 metros, a elevação requer monitoramento constante.
No início de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Acre, prevendo precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes de 40 a 60 km/h. Essas condições aumentam o risco de alagamentos e outros transtornos.
Apesar do aumento recente, o Rio Iaco permanece abaixo da cota de alerta. Em 6 de fevereiro, a régua marcava 5,64 metros, indicando uma elevação de quase 3 metros em menos de uma semana.
A Defesa Civil de Sena Madureira continua monitorando o nível do Rio Iaco e orienta a população ribeirinha a permanecer atenta às atualizações e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança de todos.