Justiça

Comerciante é condenado a mais de três anos de prisão por lesão corporal que resultou em perda de visão de cantor

Artista do AC que ficou cego de um olho após ser agredido com chave de fenda pede indenização de mais de R$ 330 mil — Foto: Arquivo pessoal

Após mais de três anos de tramitação, o comerciante Rui Barros Vieira foi condenado a três anos, quatro meses e 25 dias de reclusão por lesão corporal dolosa, ou seja, com a intenção de causar dano, após agredir o cantor e compositor Pedro Lucas Araujo com uma chave de fenda. O ataque resultou na perda de visão de um dos olhos da vítima.

O caso ocorreu no final de maio de 2021, quando Pedro Lucas, então com 20 anos, tentou apartar uma briga entre amigos e foi surpreendido com um golpe. Ao entrar na confusão, ele foi imobilizado por um “mata-leão”, e, em seguida, Rui Barros Vieira, insatisfeito, usou uma chave de fenda para ferir o jovem no olho esquerdo. A vítima também relatou ter sido alvo de ofensas homofóbicas durante o confronto.

Em sentença proferida em novembro de 2024, a Justiça determinou que Vieira cumpra a pena em regime semiaberto, com monitoramento eletrônico. O segundo réu, que disparou uma arma durante a briga, também foi condenado.

Defesa e indenização

Em sua defesa, Rui Vieira negou as acusações de homofobia e afirmou que usou a chave de fenda apenas para se defender de agressões. A Justiça ainda decidiu que o comerciante poderá recorrer da sentença em liberdade.

Além da pena de prisão, a sentença estabelece que Rui Vieira pague R$ 80 mil em indenização por danos morais e materiais à vítima.

Via G1 AC