POLITICA

Eleições 2026 no Acre: Mailza Assis desponta como candidata ao governo e disputa pelo Senado esquenta nos bastidores


As articulações políticas para as eleições de 2026 no Acre já estão a todo vapor, e os grupos partidários começam a consolidar suas estratégias para as disputas pelo Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Dentre os nomes que despontam na corrida ao Palácio Rio Branco, a vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) surge como uma candidata natural. Ela tem fortalecido sua base e recebido apoio de lideranças influentes, incluindo secretários de Estado e deputados. Um dos mais recentes a declarar simpatia pela candidatura de Mailza foi o senador Sérgio Petecão (PSD), que fez vários elogios à vice-governadora e afirmou que há possibilidade de apoiá-la na disputa pelo governo.

A disputa pelo governo traz consigo a formação de uma chapa robusta, que inclui um nome forte para o Senado. Antes mesmo da oficialização de sua candidatura, Mailza já tem três possíveis postulantes às duas vagas de sua chapa: o ex-governador Gladson Cameli (Progressistas), o senador Márcio Bittar (União Brasil) e o próprio Sérgio Petecão.

Gladson Cameli, considerado o principal aliado de Mailza, já teria sua vaga assegurada na chapa. Resta saber quem ocupará o segundo espaço. Márcio Bittar, que atualmente detém grande influência no governo e ocupa cargos estratégicos, trabalha para garantir sua permanência no tabuleiro político. Por outro lado, Petecão entra no jogo e tenta viabilizar sua candidatura ao Senado, o que pode gerar embates internos dentro do grupo.

Ainda há muita indefinição e negociações que precisarão ser alinhadas nos próximos meses. O fato é que a corrida ao governo e ao Senado promete ser uma das mais acirradas da história política do Acre, e novas peças podem surgir nesse xadrez eleitoral. Os próximos movimentos desse tabuleiro político serão decisivos para definir os rumos da eleição de 2026.