Geral

Fantástico mostra áudios inéditos de militares que expõem bastidores da trama golpista liderada por membros do governo Jair Bolsonaro

Fantástico tem acesso exclusivo aos áudios da trama golpista

Na noite de domingo, o Fantástico trouxe à tona provas e áudios inéditos que expõem os bastidores da trama golpista liderada por membros do governo Jair Bolsonaro. Os áudios, obtidos de celulares e computadores apreendidos durante investigações, revelam conversas entre civis e militares envolvidos na tentativa de golpe de estado.

De acordo com as investigações, os áudios mostram um plano para derrubar a democracia brasileira. Em uma das gravações, o tenente-coronel Guilherme Marques de Almeida, então lotado no COTER – Comando de Operações Terrestres do Exército, envia um áudio preocupante: “A gente não sai das quatro linhas. Vai ter uma hora que a gente vai ter que sair. Ou então eles vão continuar dominando a gente.”

Essas conversas mostram que militares de alta patente mantinham contato direto com manifestantes e, quando não conseguiam resolver as situações, apelavam para que os pedidos chegassem até o então presidente Jair Bolsonaro. A Polícia Federal identificou que a estratégia do grupo era manter as manifestações nas ruas e contestação das urnas eletrônicas.

A PF apreendeu 1,2 mil equipamentos eletrônicos dos envolvidos e conseguiu extrair cerca de 255 milhões de mensagens de áudio e vídeo. Com isso, foram produzidos 1.214 laudos periciais, que ajudaram a identificar as vozes do golpe.

A investigação aponta que integrantes do alto escalão do governo Bolsonaro pressionaram também comandantes militares a aderir à ruptura institucional, evidenciando uma rede de articulação para a tentativa de golpe.

Vídeo por Fantástico teve acesso exclusivo aos áudios da trama golpista