ACRE

Governador Gladson Cameli processa página de humor por danos morais

Os advogados do governador Gladson Cameli ingressaram, em janeiro, com uma ação de indenização por danos morais no 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco contra a página de humor Meme Acre, que possui mais de 34 mil seguidores no Instagram. A conta é administrada por Felipe Assis, Lucas Lopes Inácio de Lima e Sérgio Henrique da Silva Barros.

O processo foi motivado por uma postagem da página que insinuava que o governador faria uso de substâncias ilícitas. O conteúdo ofensivo chegou a ser amplamente disseminado nas redes sociais, mas foi removido após Cameli registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia.

Os administradores da página foram identificados e, segundo os advogados do governador, a visibilidade da publicação amplificou o dano à sua imagem e honra. A postagem recebeu centenas de curtidas e comentários, o que, segundo a defesa, intensificou a repercussão negativa.

A defesa de Cameli também argumenta que a remoção tardia do conteúdo não impediu o dano à reputação do governador.

“A publicação ficou acessível o suficiente para alcançar um número significativo de pessoas, causando danos irreparáveis à imagem do Reclamante”, afirmou o advogado Christopher Mariano na ação protocolada na Justiça.

Mariano ressalta que, embora a página se apresente como humorística, a postagem ultrapassou os limites da liberdade de expressão e configurou violação da honra, dignidade e imagem de Cameli.

“A montagem e a legenda que insinuam o uso de substâncias ilícitas não podem ser justificadas como simples humor, caracterizando abuso de direito e afronta aos direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal”, pontuou o advogado.

A ação pede R$ 20 mil de indenização.

O caso está sob análise da juíza Lilian Deise Braga Paiva, e a primeira audiência de conciliação e julgamento está marcada para o dia 20 de fevereiro, às 9h30 da manhã, por videoconferência.