O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para ondas de calor e chuvas intensas nesta segunda-feira (24). O Rio Grande do Sul enfrenta a terceira onda de calor do ano, com temperaturas previstas para alcançar 40°C em algumas áreas do centro-oeste do estado. A onda de calor deve se estender até quarta-feira (26), afetando também Santa Catarina. Um aviso amarelo de perigo potencial foi emitido para as regiões leste e norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Esta é a terceira onda de calor registrada no Brasil em 2025. A primeira aconteceu entre 17 e 23 de janeiro e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma onda de calor como um período de temperaturas máximas diárias superiores em 5°C ou mais à média mensal, por pelo menos cinco dias consecutivos, afetando uma área extensa.
Além dos alertas para calor, o Inmet também emitiu cinco alertas para tempestades em 19 estados do país, com três alertas de perigo (cor laranja) e dois de perigo potencial (cor amarela). Os estados que podem ser afetados por chuvas intensas são: