O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) parabenizou o governo federal pela publicação do decreto 12.381/2025, que cria o programa Desenrola Rural, destinado à renegociação de dívidas da agricultura familiar. O decreto, publicado nesta quarta-feira (12), visa aliviar a situação financeira de pequenos agricultores, permitindo que renegociem suas dívidas com condições mais favoráveis.
O programa abrange mais de 943 mil pequenos produtores e assentados da reforma agrária, cujo passivo soma mais de R$ 19,5 bilhões. Ele permite a renegociação ou liquidação de dívidas com descontos significativos, variando de 40% a 80%, dependendo do valor da dívida. Além disso, o prazo de adesão ao programa vai até 31 de dezembro deste ano.
Para Petecão, o Desenrola Rural é uma medida essencial para a recuperação econômica dos pequenos produtores rurais, especialmente daqueles que vivem da agricultura familiar, permitindo reorganizar suas finanças e investir em suas produções. “A agricultura familiar é a base da nossa economia no Acre e merece todo o apoio possível. Este decreto é um passo significativo para garantir que nossos pequenos agricultores possam renegociar suas dívidas e continuar produzindo e contribuindo para a economia local”, afirmou o senador.
O parlamentar, que sempre apoiou o setor agrícola, especialmente a agricultura familiar, se reuniu ontem com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para discutir medidas de fortalecimento da economia do Acre. “Estive ontem com o ministro Fávaro, que também é do meu partido, o PSD. Discutimos essas medidas, a exportação de ovos do Acre para o Peru e também a destinação de novos maquinários a serem enviados para o Acre, para serem utilizados por quem precisa, o pequeno e médio produtor”, concluiu Petecão.