POLICIAL

PF destrói garimpo reincidente em Canaã dos Carajás pela segunda vez em menos de um mês

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Força Nacional, desativou novamente um garimpo ilegal de cobre em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. O local já havia sido alvo de uma operação há três semanas, mas voltou a operar ilegalmente.

A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (28) e resultou na destruição de nove minas de cobre, cujos poços chegavam a até 50 metros de profundidade e 100 metros de extensão. O trabalho de extração no garimpo é de alto risco e, frequentemente, ocorre em condições análogas à escravidão. Em janeiro, três trabalhadores ficaram soterrados no mesmo local.

Além das minas, os agentes também inutilizaram uma rede elétrica clandestina composta por quatro postes, três transformadores e nove centrais elétricas. Equipamentos usados na extração ilegal foram destruídos, incluindo nove motores de suspensão, nove guinchos, um motor estacionário, uma retroescavadeira, 35 emulsões explosivas, quatro espoletas, 40 metros de fios detonantes, quatro acampamentos e uma pá carregadeira.

Essa foi a segunda grande operação contra o garimpo no mesmo local em menos de um mês. No dia 7 de fevereiro, uma ação da PF em conjunto com ICMBio, Ibama e Força Nacional já havia resultado na destruição e apreensão de 10 motores estacionários, 15 acampamentos, duas canoas, um motor rabeta, duas armas artesanais e duas pás carregadeiras. Mesmo após a repressão, seis dos nove poços ilegais voltaram a operar em apenas 21 dias.

Dois mandados de prisão contra suspeitos de comandar a extração ilegal seguem em aberto. Além disso, no início de fevereiro, a Justiça determinou a penhora solidária de R$ 6 milhões de três investigados para custear reparos aos danos ambientais e econômicos causados pela atividade ilegal.