Ícone do site YacoNews

Receita Federal paga nesta quarta-feira lote de restituição da malha fina do IR

LUIS LIMA JR/FOTOARENA//ESTADÃO CONTEÚDO

A Receita Federal realiza nesta quarta-feira (30) o pagamento do lote de restituição da malha fina do Imposto de Renda. Serão contemplados cerca de 279,5 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e regularizaram suas pendências com o Fisco. O valor total liberado chega a R$ 339,63 milhões, incluindo restituições residuais de anos anteriores.

Do montante pago, R$ 180,27 milhões são destinados a contribuintes com prioridade legal ou preferencial, conforme critérios definidos pela Receita.

Prioridades no pagamento:

A consulta ao lote está disponível desde o dia 23 de abril no site da Receita Federal. Para verificar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita em smartphones e tablets.

O valor será depositado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso a conta esteja desativada ou ocorra outro problema no depósito, o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O agendamento do crédito pode ser feito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento, pelos telefones:

Se o valor não for resgatado nesse período, o contribuinte deverá solicitar a restituição novamente por meio do Portal e-CAC. No menu, basta acessar Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

Quem ainda não recebeu e tem pendências na declaração pode acessar o e-CAC, verificar o extrato e enviar uma declaração retificadora para entrar nos próximos lotes.

Informações via Agência Brasil.

Sair da versão mobile