Com saldo positivo de 115 novas vagas formais de trabalho em fevereiro, o município de Sena Madureira figura entre os cinco que mais contrataram no Acre, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O desempenho coloca a cidade na segunda posição entre os municípios com maior saldo de admissões no estado, ficando atrás apenas de Cruzeiro do Sul, que lidera com 217 novos postos de trabalho. Na sequência aparecem Bujari (75), Rio Branco (37) e Epitaciolândia (32).
Os números reforçam o bom momento do setor de serviços no estado, que teve crescimento de 4,1% no volume de atividades em fevereiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é superior à média nacional, que ficou em 0,8%.
Segundo a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), o avanço está ligado a frentes de desenvolvimento nos setores público e privado, com destaque para a interiorização das políticas de fomento econômico.
Juventude e mulheres ocupam maior parte das vagas
A maioria das novas contratações no estado foi ocupada por jovens entre 18 e 24 anos e por mulheres. Pessoas com ensino médio completo lideram entre os perfis mais atendidos pelo mercado.
Em Sena Madureira, os dados mostram uma retomada importante da economia local, impulsionada por investimentos em obras públicas, parcerias institucionais e fortalecimento do setor de serviços, que tem sido o carro-chefe da geração de emprego no estado.
O bom desempenho do município é visto como reflexo de políticas que buscam descentralizar o desenvolvimento, garantindo oportunidades também fora da capital.
“O interior precisa ser visto com o mesmo olhar que damos à capital. Estamos trabalhando para que o crescimento chegue a todos os cantos do estado, e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o governador Gladson Cameli, ao comentar o desempenho dos municípios acreanos.