Ícone do site YacoNews

Vaticano já teve 266 líderes — entre papas, antipapas e uma possível papisa; veja a lista completa

xr:d:DAEeeGSEOsM:4676,j:29384378905,t:22062416

Conheça o Vaticano, o menor país do mundo
Imagem aérea do Vaticano – Pixabay

O papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, foi o 266º pontífice a ocupar o comando da Igreja Católica. O primeiro a exercer esse papel foi São Pedro, no ano 30, quase dois milênios atrás.

A contagem oficial de papas, no entanto, não é completamente linear. Publicada no Anuário Pontifício, a lista reconhecida pelo Vaticano foi resultado de anos de estudos sobre a história do papado. Algumas controvérsias, como a ausência do papa João 20 — causada provavelmente por um erro de numeração — e a existência de antipapas (líderes que disputaram a legitimidade do cargo) tornam a lista mais complexa.

Há ainda a famosa lenda da “papisa Joana”, que teria ocupado o cargo entre 855 e 857 ao se disfarçar de homem. A história diz que ela teria sido descoberta apenas ao dar à luz. O Vaticano nega a existência da papisa, indicando que, nesse período, os papas foram Leão 4º e Bento 3º. O verdadeiro papa João 8º teria assumido apenas entre 872 e 882.

A lista completa dos papas pode ser conferida abaixo, começando por São Pedro e indo até Francisco, o primeiro a escolher esse nome. Como nenhum outro pontífice usou o nome “Francisco” até hoje, ele não leva numeral. Caso um futuro papa adote esse nome, Francisco passará a ser oficialmente chamado de Francisco 1º.

Entre os nomes mais repetidos ao longo da história, João lidera com 21 ocorrências, seguido de Bento e Gregório (ambos com 16), Clemente (14), Inocêncio e Leão (13 cada).

O processo de eleição papal passou a ser exclusivo do Colégio Cardinalício — formado por cardeais do mundo todo — a partir de 1389. Antes disso, a escolha envolvia outros grupos eclesiásticos. O último papa eleito sem ser cardeal foi Urbano 6º, em 1378 — ele era arcebispo.

Confira a lista completa com os 266 líderes da Igreja Católica:

Sair da versão mobile