Início / Versão completa
ACRE

Governo do Acre cria observatório para combater violência nas escolas

Por Cris Menezes 21/05/2025 10:32 Atualizado em 21/05/2025 10:32
Publicidade

O governador Gladson Cameli (Progressistas) instituiu, nesta quarta-feira (21), o Observatório de Segurança Escolar e Articulação Interinstitucional e Comunitária. Criado por meio do Decreto nº 11.695, o órgão tem como missão principal desenvolver estratégias para prevenir e enfrentar a violência e a criminalidade nas escolas do Acre.

Publicidade

O novo observatório funcionará como um espaço de cooperação entre diferentes setores do governo estadual, sistema de justiça, forças de segurança, universidades e organizações da sociedade civil. O objetivo é fortalecer a proteção de estudantes e profissionais da educação, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

Segundo o decreto, o grupo será composto por representantes da Secretaria de Educação (SEE), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PCAC) e Ministério Público Estadual (MPAC), que formarão o Comitê Técnico-Executivo. Esse comitê ficará responsável por coordenar ações estratégicas, realizar reuniões mensais e propor encaminhamentos em casos de violência nas escolas.

O Observatório também contará com um Comitê Consultivo, que terá representantes de diversas instituições, como a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PF), Universidade Federal do Acre (Ufac), conselhos tutelares, associações de bairro, sindicatos e outras entidades públicas e privadas que atuam com infância e juventude.

Publicidade

Entre as atribuições do Observatório estão:

O decreto ainda permite a participação de outras instituições públicas, de acordo com a necessidade de atuação em temas ligados à proteção de crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.