Início / Versão completa
ACRE

MPAC ajuíza ação para reestruturação do Centro de Controle de Zoonoses em Rio Branco

Por Cris Menezes 14/05/2025 15:16 Atualizado em 14/05/2025 15:16
Publicidade

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) ingressou, nesta terça-feira (13), com uma ação civil pública contra o Município de Rio Branco, visando a reestruturação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A iniciativa é conduzida pela Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre.

Publicidade

Na ação, o MPAC solicita que a Justiça determine ao Município a execução de uma série de melhorias na unidade, incluindo:

Além disso, o MPAC requer que, no prazo de até 180 dias, sejam atendidas as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que incluem a adequação da infraestrutura, a designação de responsável técnico para as atividades de controle de zoonoses e a apresentação de um projeto arquitetônico detalhado, acompanhado de cronograma de execução. Em caso de descumprimento, o MPAC pediu a fixação de multa diária de R$ 1 mil.

Histórico de omissões

Publicidade

Segundo o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Alekine Lopes dos Santos, o MPAC investiga desde 2019 possíveis omissões do poder público municipal em relação ao tratamento e cuidado com os animais.

“Por muito tempo, o Município concentrou todas as ações relativas aos animais domésticos no CCZ, que enfrenta graves problemas estruturais desde 2016. Até agora, nenhuma solução concreta foi apresentada”, destacou o promotor.

Já o promotor de Justiça Luis Henrique Corrêa Rolim, que atua na área de Habitação e Urbanismo, reforçou que a falta de providências do poder público motivou a ação.

“Em reunião recente com a Secretaria Municipal de Saúde, foi firmado um compromisso para atuar na reestruturação do CCZ, mas nenhuma medida efetiva foi adotada até o momento, obrigando o MPAC a buscar uma solução judicial”, explicou Rolim.

A ação conta com o apoio técnico do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo, além do Núcleo de Apoio Técnico do MPAC, que forneceram subsídios técnicos para fundamentar o pedido.

Por MPAC

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.