Início / Versão completa
POLICIAL

PF cumpre mandados e prende investigado na 6ª fase da Operação Greenwashing

Por Cris Menezes 06/05/2025 19:14 Atualizado em 06/05/2025 19:14
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (6) a 6ª fase da Operação Greenwashing, batizada de “Succumbendi”, para aprofundar as investigações de um grande esquema de grilagem de terras públicas na Amazônia Legal. A ação aconteceu simultaneamente em Goiânia (GO) e em Barueri (SP).

Publicidade

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e emitido um mandado de prisão preventiva contra um dos principais suspeitos. Segundo a PF, o alvo usava documentos falsos para “comprovar” ocupações irregulares em terras da União, obtendo assim vantagens financeiras ilegítimas e explorando áreas públicas de forma ilegal.

As equipes federais recolheram computadores, celulares, contratos e outros papéis que podem esclarecer o funcionamento do grupo criminoso. O material será periciado para identificar a cadeia de comando, o volume de recursos movimentados e as pessoas envolvidas na estrutura de grilagem.

A Justiça continuará conduzindo as investigações, que agora entram em uma nova etapa de instrução. Os próximos passos incluem análise detalhada dos documentos apreendidos, oitivas de testemunhas e eventual solicitação de mais medidas cautelares. A PF avisa que outras prisões e buscas também poderão ocorrer, conforme surgir informação sobre novos envolvidos.

Publicidade

A Operação Greenwashing foi iniciada em 2023 e já desarticulou diversas frentes que pirateavam títulos de propriedade de terras públicas, vendendo lotes a compradores de boa-fé. Com a fase Succumbendi, o foco está em desmontar o núcleo que dava suporte documental a essas fraudes, usada para mascarar a real situação fundiária de áreas da floresta.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.