A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, prendeu nesta segunda-feira, 5, dois homens suspeitos de envolvimento em um furto de 29 cabeças de gado ocorrido na zona rural do município. O crime foi registrado no dia 18 de novembro de 2024, na Colônia Vista Alegre, e causou um prejuízo estimado em R$ 70 mil ao proprietário.
Segundo a vítima, a cerca da propriedade foi violada e os animais — 25 bois e quatro vacas — teriam sido levados em direção ao Ramal da Filipinas. A partir do registro da ocorrência, a Polícia Civil instaurou inquérito e iniciou diligências para identificar os responsáveis, localizar os animais e esclarecer os fatos.
As investigações revelaram que J.G.M. liderou a ação criminosa com o apoio de outros indivíduos, incluindo adolescentes. O gado furtado foi inicialmente escondido em uma propriedade vizinha, onde foi embarcado em um caminhão boiadeiro e transportado até uma fazenda localizada às margens da BR-317, no município de Brasileia. O local pertence a um homem conhecido como “Batok”.
Com base nas provas reunidas, J.G.M. foi indiciado por furto qualificado (art. 155, §6º do Código Penal), associação criminosa com participação de menor (art. 288, parágrafo único) e corrupção de menores (art. 244-B do ECA). Já “Batok”, que já responde por receptação na Comarca de Epitaciolândia, foi autuado por receptação de semovente (art. 180-A do Código Penal).
“A ação demonstra o comprometimento da Polícia Civil do Acre no combate aos crimes patrimoniais no meio rural, especialmente o furto de gado, que afeta diretamente a segurança e o sustento dos produtores locais”, destacou o delegado Luccas Vianna, responsável pela investigação.