A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a Operação Noite Dourada para cumprir três mandados de busca e apreensão no município de Santana, no Amapá. A ação tem como objetivo reunir provas contra um homem suspeito de manter um arsenal de armas de fogo adquiridas de forma ilegal.
A investigação começou em fevereiro deste ano, quando o suspeito foi preso em flagrante junto com outras três pessoas em um ponto de venda clandestino de ouro, em Macapá. Na ocasião, foram apreendidos 1,3 kg de ouro, R$ 15 mil em dinheiro e uma pistola 9 mm com munições.
Durante o avanço das investigações, a Polícia Federal descobriu indícios de que o homem teria cerca de oito armas de fogo, entre modelos de uso permitido e restrito. Uma delas, inclusive, deveria estar sob posse exclusiva de um agente público. Há também suspeitas de que o investigado possua outras armas sem qualquer registro legal, o que levanta a possibilidade de contrabando.
Se as suspeitas forem confirmadas, o homem poderá responder por posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, comércio ilegal de armas e receptação. As investigações continuam para apurar a origem das armas e outros possíveis envolvidos.