Início / Versão completa
Geral

Jundiaí confirma primeiro caso de chikungunya neste ano

Por Metrópoles 27/06/2025 19:27
Publicidade

A Prefeitura de Jundiaí confirmou, nesta sexta-feira (27/6), o primeiro caso de chikungunya neste ano. O município recebeu a confirmação da doença em 16 de junho. Atualmente, há 10 casos suspeitos a cidade, conforme boletim epidemiológico.

Publicidade

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), a vítima contraiu a doença em Mato Grosso. A paciente é uma mulher de 66 anos.

Leia também

O que é a chikungunya

A chikungunya é uma arbovirose marcada por febre de início súbito, geralmente acima de 38,5ºC, dores intensas nas articulações e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida pela picada de fêmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue.

Com origem na língua makonde, o nome da doença significa “aquele que se dobra” em referência à postura encolhida assumida pelas pessoas afetadas.

Sintomas

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), todo indivíduo que apresentar dois dos seguintes sintomas devem procurar imediatamente avaliação médica:

O vírus foi detectado pela primeira vez no Brasil durante o segundo semestre de 2014, nos estados do Amapá e Bahia. Atualmente, todos os estados registram transmissão da doença.

Em 14 de abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma vacina contra a chikungunya, o que abriu caminhos para que a doença seja erradicada no Brasil.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.