Peritos do Acre participam de missão nacional para acelerar análise de vestígios biológicos em crimes

Acre avança na eliminação de backlog e na inclusão de perfis genéticos no BNPG. Missão em Brasília reforça o compromisso com a investigação criminal. Foto: cedida.

Dois peritos criminais do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da Polícia Civil do Acre, Fabiana Cayres e Marlon Padilha, estão em Brasília participando de uma missão no Centro Multiusuário de Processamento Automatizado de Vestígios Biológicos (CeMPA-VB), sediado na Polícia Federal. A ação ocorre entre os dias 16 e 27 de julho.

O objetivo principal é acelerar o processamento de centenas de amostras biológicas acumuladas ao longo do tempo — conhecidas no meio forense como “backlog”. Esses vestígios são fundamentais para a elucidação de crimes, especialmente os de natureza sexual, e incluem evidências coletadas em locais de crime e amostras genéticas de condenados.

Durante a missão, os peritos atuarão na extração de perfis genéticos dessas amostras, que serão integrados ao Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). Essa base permite o cruzamento de dados entre casos e estados diferentes, aumentando as chances de identificar criminosos, resolver investigações complexas e até auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.

Peritos da Polícia Técnica-Científica do Acre participam de missão no CeMPA-VB, em Brasília, para processar vestígios biológicos e fortalecer o combate à criminalidade no Acre. Foto: cedida.

A participação dos profissionais acreanos está alinhada com o Plano de Trabalho do Laboratório de Genética do Instituto de Análises Forenses do estado, já aprovado pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

Para o diretor do DPTC/AC, Mário Sandro Martins, a presença dos peritos no CeMPA-VB representa um avanço importante. “Essa missão é estratégica para destravar a análise de vestígios que estavam represados. Ganha a investigação, ganha a justiça e, principalmente, a população. O uso de tecnologia de ponta e a parceria com a Polícia Federal mostram nosso compromisso com uma segurança pública mais eficaz”, afirmou.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE