A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (24) a Operação Harena, com o objetivo de combater a extração ilegal de areia, cascalho, saibro e outros minerais em Rondônia. A ação é resultado de investigações iniciadas após fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), que identificou duas áreas distintas onde empresas atuavam sem a devida autorização.
Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Vilhena (RO).
De acordo com a ANM, as empresas realizavam extrações sem o Registro de Licença exigido por lei. Após a constatação, foram emitidos Autos de Paralisação determinando a suspensão imediata das atividades. No entanto, mesmo com a ordem, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) verificou que a extração ilegal continuava nos locais, resultando na aplicação de Autos de Infração e na emissão de Termos de Embargo.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento para reunir novas provas, identificar todos os envolvidos e adotar as medidas legais cabíveis.