Início / Versão completa
POLICIAL

Suspeito de homicídio foge após audiência de custódia no interior do Acre

Por Cris Menezes 14/06/2025 08:26 Atualizado em 14/06/2025 08:26
Publicidade

Francisco Jailson Silva da Costa, de 31 anos, suspeito de assassinar a facadas Daniel Saraiva de Mendonça, também de 31 anos, no município de Rodrigues Alves, no interior do Acre, fugiu na manhã desta sexta-feira (13) enquanto era escoltado para uma viatura da Polícia Civil após audiência de custódia no Fórum Criminal da Comarca local.

Publicidade

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, responsável pelo caso, durante a audiência, a defensora pública solicitou à juíza que as algemas do acusado fossem mantidas à frente do corpo, e não atrás, como inicialmente estavam. Após a audiência, na qual a prisão em flagrante foi convertida em preventiva, duas policiais civis conduziam Francisco da Costa de volta à viatura quando ele correu em direção a uma área de mata próxima e conseguiu escapar.

Segundo o delegado, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) deveria ser o responsável pela transferência do preso, mas frequentemente não tem viatura disponível na cidade, concentrando os atendimentos em Cruzeiro do Sul. “Por camaradagem, temos levado os presos para a delegacia, mas não é nossa atribuição. Estamos há dois anos sem cela na delegacia de Rodrigues Alves”, lamentou Laurentino.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) confirmou a conversão da prisão e informou, por meio de nota, que a fuga ocorreu fora das dependências do Fórum, já sob responsabilidade das forças de segurança. A juíza Mirella Ribeiro justificou a prisão preventiva pela “gravidade dos fatos e necessidade de garantir a ordem pública e aplicação da lei penal”.

Publicidade

O crime

Daniel Mendonça foi encontrado morto pelo próprio irmão na manhã de quinta-feira (12), no bairro São Francisco. Segundo a investigação, ele e Francisco haviam passado a noite consumindo álcool e entorpecentes. Ainda conforme depoimento do suspeito à polícia, a motivação do crime teria sido uma provocação: “Ele [Daniel] me chamou de corno duas vezes. Fiquei chateado, peguei a faca e furei ele”, relatou Francisco durante o interrogatório.

A Polícia Civil segue em diligências para recapturar o foragido.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.