Horas depois de anunciar um cessar-fogo entre Israel e Irã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais nesta terça-feira (24) para criticar duramente o governo israelense e pedir o fim imediato dos ataques ao território iraniano.
O apelo veio após relatos de novos bombardeios registrados durante a madrugada em ambos os países, sinalizando o rompimento do acordo negociado com apoio dos EUA e do Catar.
“ISRAEL. NÃO LANÇEM ESSAS BOMBAS. SE FIZEREM, É UMA GRAVE VIOLAÇÃO. TRAGAM SEUS PILOTOS PARA CASA, AGORA!”, escreveu Trump em caixa alta, em sua conta oficial.
Antes de embarcar para uma conferência da OTAN na Holanda, Trump voltou a se manifestar, criticando o comportamento das duas nações. “Irã e Israel estão lutando há tanto tempo que não sabem o que p*rr% estão fazendo”, disse.
Segundo o presidente americano, a resposta israelense foi desproporcional e precipitada: “Assim que o cessar-fogo foi fechado, Israel saiu lançando uma carga de bombas como eu nunca vi antes. Isso é inaceitável. Quando digo que vocês têm 12 horas, não é para usarem as duas primeiras para atacar com tudo.”
Apesar de também responsabilizar o Irã pelas tensões, Trump deixou claro seu descontentamento com a postura de Tel Aviv. “Não estou satisfeito com Israel. Se eles forem lá esta manhã por causa de um foguete que sequer caiu, isso vai piorar tudo”, declarou.
Até o momento, nem Israel nem o Irã confirmaram oficialmente os ataques mais recentes ou assumiram responsabilidade por eles. Enquanto isso, cresce a pressão internacional por um novo acordo que evite uma escalada ainda maior no conflito.