Início / Versão completa
Geral

Trump defende mudança de regime no Irã e lança sigla MIGA. Entenda

Por Metrópoles 22/06/2025 19:26
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu uma mudança de regime no Irã caso o país não consiga ser grande novamente. Para defender seu argumento na noite deste domingo (22/6), o político utilizou o termo “MIGA”, que significa “Make Iran Great Again” e pode ser traduzido para “Torne o Irã Grande Novamente”.

Publicidade

A sigla faz uma referência direta  ao principal slogan da campanha de Trump, “MAGA” (Make America Great Again).

“Não é politicamente correto usar o termo “‘mudança de regime’, mas se o atual regime iraniano não é capaz de TORNAR O IRÃ GRANDE NOVAMENTE, por que não haveria uma mudança de regime??? MIGA!!!”, escreveu o presidente em sua plataforma de mídia social Truth Social.

Ataque dos EUA

A sugestão da mudança de regime do Irã, que atualmente é uma república teocrática islâmica, governada pelo líder supremo Ali Khamenei, se dá após os EUA bombardearem três instalações nucleares iranianas. Com isso, o conflito no Oriente Médio, envolvendo também Israel, teve uma escalada internacional.

Publicidade

EUA fala em “ações devastadoras” caso Irã ataque

A representante dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) frisou que o Irã não pode ter armar nucleares. A embaixadora Dorothy Shea disse, em reunião do Conselho de Segurança da ONU deste domingo (22/6), que o país do Oriente Médio “esconde o programa nuclear”.

“O regime iraniano não pode ter armas nucleares. Qualquer ataque iraniano, será enfrentado em ataques devastadores”, disse Shea. Os EUA atacaram três bases nucleares do país persa.

Leia também

“O Irã escondeu o seu programa nuclear e fugiu de recentes negociações. Chegou o momento de os Estados Unidos, na defesa de seus aliados, dos nossos cidadãos, dos nossos interesses, agir de forma decisiva. O regime iraniano não pode ter uma arma nuclear”, completou a estadunidense.

“Esse conselho de olho na paz precisa obrigar o Irã a acabar com seu esforço de acabar com Israel há 40 anos, de acabar com seu programa nuclear, de negociar paz e não ameaçar mais Israel”, finalizou.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.