Bate-boca entre Xakriabá e Kataguiri paralisa sessão e exige ação da Polícia Legislativa

Bate-boca entre Xakriabá e Kataguiri paralisa sessão e exige ação da Polícia Legislativa

A madrugada desta quinta-feira (17/7) no plenário da Câmara dos Deputados foi marcada por um confronto acalorado entre os parlamentares Célia Xakriabá (PSol) e Kim Kataguiri (União), durante a votação do projeto que altera as regras de licenciamento ambiental. A troca de provocações, que incluiu acusações de racismo e críticas simbólicas, rapidamente ganhou força e acabou exigindo a presença da Polícia Legislativa para conter os ânimos exaltados entre os deputados.

Tudo começou quando Xakriabá, ao criticar o projeto em plenário, se referiu ao colega como “deputado estrangeiro”. Kataguiri rebateu em tom sarcástico: “Estrangeiro é aquele ali próximo de onde estão os meus ancestrais: o pavão, que é um animal da Ásia, não tem nada a ver com tribo indígena do Brasil. Tem gente que parece que gosta de fazer cosplay”, disse ele se referindo ao cocar de penas de pavão usado pela deputada indígena.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Bate-boca entre Xakriabá e Kataguiri paralisa sessão e exige ação da Polícia LegislativaReprodução/Câmara dos Deputados Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no CongressoCâmara dos Deputados Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no CongressoReprodução (X) Parlamentares acionam MPF e pedem retirada de músicas de Poze do Rodo e Oruam por apologia ao crimeReprodução: Câmara dos Deputados Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no CongressoReprodução (X)

Voltar
Próximo

Leia Também

Notícias
Após deputado citar projeto de lei, Fatal Model é censurada de fazer publicidade em futebol

Política
Bate-boca entre Xakriabá e Kataguiri paralisa sessão e exige ação da Polícia Legislativa

Política
Parlamentares acionam MPF e pedem retirada de músicas de Poze do Rodo e Oruam

Política
Deputada Célia Xakriabá é alvo de spray de pimenta em protesto indígena no Congresso

Xakriabá respondeu acusando o parlamentar de racismo e classificando o episódio como “um caso de racismo televisionado”. Durante o bate-boca, ela ainda o chamou de “deputado reborn”.

Com a troca de provocações ganhando força, deputados de diferentes bancadas entraram na discussão, tornando o clima ainda mais hostil. O presidente da sessão, Hugo Motta (Republicanos), acionou a Polícia Legislativa para conter a confusão. Mesmo com a presença dos agentes, os gritos e discussões persistiram por alguns minutos.

Após o tumulto, Célia Xakriabá foi retirada do plenário por assessores, chorando, e levada ao café da Câmara. Kim Kataguiri permaneceu no local.

Em nota, a assessoria da deputada afirmou que ela está “em choque com os ataques sofridos” e que, por ora, não comentará o episódio. Já Kataguiri declarou que não vê motivo para desculpas e afirmou que “isso não passa de vitimismo de quem quis se colocar como dona de uma discussão sobre licenciamento ambiental”.

O presidente Hugo Motta prometeu apurar o caso e reforçou que não aceitará atitudes desrespeitosas entre parlamentares enquanto estiver no comando da Casa.

 

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Célia Xakriabákim kataguiriPOLÍTICA