Brasil já trabalha em plano para amenizar tarifaço de Trump: “Bastante completo”, diz Alckmin

Brasil já trabalha em plano para amenizar tarifaço de Trump: “Bastante completo”, diz Alckmin

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que o Brasil está empenhado em dialogar o tarifaço de Donald Trump com o governo norte-americano e, esse é o principal objetivo do governo para esta semana. “Resolver o problema”, enfatizou Alckmin.

No entanto, o governo já trabalha nos bastidores em um “plano de contingência” voltado para amenizar os impactos da medida de Trump, previstas para entrar em vigor na sexta-feira (1º/8).

Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/ Júlio César Silva/MDIC Geraldo Alckmin fala sobre taxação de Trump ao BrasilReprodução: CNN Brasil Geraldo Alckmin, vice-presidente do Governo LulaFoto: – Luis Blanco/A2IMG Geraldo Alckmin, vice-presidente do BrasilFoto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
“É o Brasil que está se distanciando, não os EUA”, diz vereador Maurício Galante

Política
“Se Lula sinalizar, eu negocio com o Trump”, diz Bolsonaro sobre tarifa dos EUA

A ideia do governo é criar um programa emergencial para evitar demissões e amenizar os impactos das empresas brasileiras, em uma eventual queda na exportação de produtos para os Estados Unidos.

Geraldo Alckmin, não deu detalhes do plano de contingência. Porém, informações publicadas pela Folha de São Paulo revelam que a equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai criar linhas de crédito para os exportadores. Os primeiros contemplados seriam os pequenos empreendedores que vendem produtos perecíveis aos Estados Unidos, como peixe e frutas.

“O plano de contingência está sendo elaborado, bastante completo, bem feito”, afirmou o vice-presidente.

Após 60 dias, em meados de outubro, o plano de contingência se estenderia para os exportadores de álcool, carnes e proteína animal. Até o fim do ano, a meta do governo seria de atender os industriais do setor de aviação e autopeças.

A partir de então, o governo brasileiro passaria a ouvir as necessidades de cada setor de forma separada, um a um.

Por enquanto, não há informações oficiais sobre os valores e os juros dos créditos que podem ser liberados para os exportadores brasileiros e, tão pouco, qual seria o subsídio do governo.

Nesta segunda-feira (28/7), uma comissão formada por senadores brasileiros realizou reuniões na Embaixada do Brasil em Washington e na sede da U.S Chamber Of Commerce. Os senadores se encontraram com representantes do comércio Brazil-U.S Business Council.

Na terça-feira (29/7), os senadores devem se reunir com congressistas norte-americanos, empresários, especialista em comércio internacional e representantes de organismos multilaterais.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Donald TrumpGoverno LulaJair BolsonaroPOLÍTICATarifaço global