Início / Versão completa
Geral

Brasil tenta última cartada contra tarifaço de Trump

Por Metrópoles 29/07/2025 03:27
Publicidade

A ida do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da comitiva de senadores aos Estados Unidos marca a última tentativa do Brasil em negociar o tarifaço imposto pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O aumento de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados começa a valer na sexta-feira (1º/8).

Publicidade

Mauro Vieira foi a Nova York para participar da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a solução da guerra em Gaza. A interlocutores da diplomacia norte-americana, ele se colocou à disposição para se reunir com representantes de Trump para negociar as tarifas. No entanto, não recebeu retorno da Casa Branca.

Por outro lado, a comitiva de oito senadores que chegou aos EUA começou a circular por Washington D.C., na tentativa de conscientizar o empresariado e alguns congressistas norte-americanos sobre os efeitos da alta tributária.

No primeiro dia de trabalho, os parlamentares brasileiros se reuniram com integrantes da Câmara de Comércio Brasil-EUA. Do encontro, teria saído a sugestão para o grupo enviar uma carta à Casa Branca pedindo a prorrogação do tarifaço. Mas, segundo o líder da comitiva, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o grupo de empresários não se mostrou muito otimista.

Publicidade

Veja a lista de países que já conseguiram negociar com os EUA

Leia também

Tentativa de diálogo

Tanto o Itamaraty quanto o Senado tentam ensaiar um diálogo entre Lula e Trump. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) disse a jornalistas que o líder do governo Jaques Wagner (PT-BA), integrante da comitiva, teria sugerido um encontro entre Lula e Trump. O presidente brasileiro estaria disposto a isso.

Nas redes sociais, a senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS) disse que “passou da hora” de Lula ligar para Trump. “A ideologia não pode falar mais alto que o bom senso”, declarou.

Durante o lançamento de uma termelétrica no Rio de Janeiro, Lula voltou a falar em diálogo com o governo norte-americano, mas criticou o interesse dos Estados Unidos em explorar as chamadas terras raras no Brasil e a articulação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por sanções ao Brasil devido à ação penal em que seu pai, Jair Bolsonaro (PL), é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os senadores nos EUA tentam separar os assuntos econômicos dos políticos nos encontros com representantes norte-americanos. Ao Metrópoles, integrantes da comitiva relataram que o filho 03 de Bolsonaro tem tentado usar o trânsito que tem na capital do país para sabotar os esforços do Senado. Nas redes sociais, Eduardo tem feito críticas sucessivas à comitiva.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.