Início / Versão completa
Geral

Canadá segue outros países e anuncia que vai reconhecer a Palestina

Por Metrópoles 30/07/2025 21:27
Publicidade

O Canadá deve reconhecer o Estado da Palestina em setembro, na próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30/7) pelo premiê do país, Mark Carney.

Publicidade

Segundo o líder canadense, a decisão foi tomada após a Autoridade Palestina (AP), que governa a Cisjordânia ocupada, ter se comprometido a liderar as reformas na Faixa de Gaza.

A medida surge em meio a uma onda de críticas contra o governo de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel e responsável pelo aumento da violência e fome no enclave palestino.

Leia também

Assim como já fizeram 147 dos 193 países que compõem a ONU, o presidente Emmanuel Macron anunciou, na última semana, que a França também vai reconhecer a Palestina.

A solução de dois Estados, que daria fim à tensão de décadas entre judeus e palestinos, também foi defendida pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Stamer.

O líder britânico, no entanto, usou o possível reconhecimento da Palestina como forma de pressionar Israel. Segundo Starmer, caso o governo israelense não se esforce para encerrar a guerra em Gaza, o Reino Unido também pode reconhecer a Palestina na próxima Assembleia Geral da ONU. 

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.