Com aval de Lula, Edinho Silva assume a presidência nacional do PT

Com aval de Lula, Edinho Silva assume a presidência nacional do PT

O ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi escolhido como o novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) neste domingo (6/7). O resultado foi divulgado por meio de nota oficial, nesta segunda-feira (7/7). A eleição interna, marca o retorno de Edinho ao comando da legenda após mais de uma década. O novo presidente da sigla deve tomar posse em agosto e seguirá no cargo por 4 anos.

Com o apoio do próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Edinho também acabou levando os votos da ala dominante dentro do partido. Ex-tesoureiro na campanha de Dilma Rousseff, e ex-ministro da Comunicação, o novo líder assume o cargo deixado pelo senador Humberto Costa (PE), que assumia o posto interinamente após a saída de Gleisi Hoffmann para assumir o Ministério das Relações Institucionais.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Com aval de Lula, Edinho Silva assume a presidência nacional do PTReprodução/Agência Brasil Com aval de Lula, Edinho Silva assume a presidência nacional do PTReprodução/Agência Brasil Com aval de Lula, Edinho Silva assume a presidência nacional do PTReprodução/Agência Brasil Com aval de Lula, Edinho Silva assume a presidência nacional do PTReprodução/Agência Brasil Com aval de Lula, Edinho Silva assume a presidência nacional do PTReprodução/Agência Brasil LulaReprodução: YouTube/Canal Gov

Voltar
Próximo

Leia Também

Notícias
Governo dos EUA conclui caso Epstein e confirma suicídio do bilionário

Famosos
Após enfrentar câncer e remoção completa da mama, Jessie J atualiza estado de saúde

Saúde
Com cobertura vacinal contra a gripe abaixo de 31% no Brasil, médica faz alerta

Política
Após ameaças e vazamento de dados, Erika Hilton se reunirá com diretor da PF

Com perfil conciliador e experiência tanto na máquina pública quanto na estrutura partidária, Edinho assume o PT em um momento de reorganização interna, mirando o fortalecimento da sigla nos estados e a construção de alianças que sustentem um eventual projeto de reeleição do presidente Lula em 2026.

“O maior desafio do PT é a reeleição do presidente Lula e a construção de uma política de alianças que deve ser trabalhada estado por estado, considerando a realidade política de cada território”, disse Edinho, em entrevista ao G1.

Com trajetória consolidada dentro da legenda, Edinho Silva tem longa história no PT: foi deputado estadual em São Paulo, secretário estadual no governo Alckmin, ministro da Secretaria de Comunicação Social no segundo mandato de Dilma Rousseff e coordenador da campanha presidencial de Lula em 2022. Além disso, administrou a cidade de Araraquara por quatro mandatos não consecutivos, sendo amplamente reconhecido pela sua atuação na gestão da pandemia.

A posse oficial está prevista para ocorrer no Congresso Nacional do PT. Na ocasião, também será apresentada a nova diretriz política do partido para os próximos anos. Edinho terá como desafio equilibrar a defesa do legado petista com o diálogo com setores da esquerda e do centro, em meio a um cenário político polarizado e de desgaste institucional.

 

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Comandoedinho SilvaEleições 2026líderLuiz Inácio Lula da SilvaLulaPartido dos TrabalhadoresPOLÍTICAPresidênciaPTQuem é