No último domingo (6/7), aconteceu no Rio de Janeiro o primeiro dia de reunião dos BRICS, mas parece que esse encontro não agradou a Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos ameaçou impor uma nova tarifa adicional de 10% aos países que se alinharem ao grupo.
Inclusive, ele chegou a expressar uma enorme preocupação com o aumento de tarifas unilaterais. “Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas dos BRICS pagará uma TARIFA ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu o republicano.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reunião dos BRICS aconteceu nesta segunda-feira (12/5)Reprodução: Instagram/Ministério do Turismo Reunião dos BRICS aconteceu nesta segunda-feira (12/5)Reprodução: Instagram/Celso Sabino Donald Trump falou dos ataques dos Estados Unidos contra o Irã neste sábado (21/6)Reprodução Globo Donald Trump falou dos ataques dos Estados Unidos contra o Irã neste sábado (21/6)Reprodução: Globo Donald TrumpReprodução: YouTube Donald Trump e PutinReprodução / Globo
Voltar
Próximo
O bloco inclui países como Brasil, China, Índia, Rússia, Irã, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Indonésia. Em sua publicação na rede Truth Social, Donald Trump não chegou a citar quais nações seriam afetadas por sua nova decisão.
Um documento chamado “Declaração do Rio de Janeiro” foi divulgado pelo BRICS, e parte dele inclui a defesa do multilateralismo, sem citar os EUA. “Expressamos sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio”, pontuou o grupo.
Donald Trump ressaltou que, a partir das 12h desta segunda-feira (7/7), no horário de Washington (13h em Brasília), as cartas e acordos seriam entregues aos países.