O empresário Elon Musk anunciou, neste sábado (5/7), por meio do X, rede social da qual é proprietário, a criação de um novo partido político nos Estados Unidos. O país, que historicamente conta com apenas dois partidos, o Democrata e o Republicano, passará a ter, de acordo com o bilionário, o Partido América.
“Com uma proporção de dois para 1, vocês querem um novo partido político e vocês o terão. Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido América foi criado para devolver sua liberdade”, anunciou Musk.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Trump e Musk na época em que estavam em bom relacionamento na política dos EUAFoto: Associated Press Elon Musk e Donald TrumpReprodução / YouTube Trump afirma estar decepcionado com Elon MuskReprodução Trump afirma estar decepcionado com Elon MuskReprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Mundo
Com apoio apertado, Câmara dos Estados Unidos aprova plano trilionário de Trump
Mundo
Presidente Trump cogita deportação e corte de subsídios a Elon Musk
Política
Elon Musk diz que exagerou em críticas a Donald Trump e apaga publicações
Política
Briga entre Trump e Musk expõe riscos políticos e econômicos, diz especialista
O homem mais rico do mundo, de acordo com a revista Forbes, criou uma enquete em sua rede social no dia da independência do país, 4 de julho, questionando os seus mais de 220 milhões de seguidores, se ele deveria lançar o novo partido. A postagem obteve 65% das respostas a favor, após quase 1,25 milhão de respostas.
Elon foi um apoiador de Trump nas eleições de 2024, chegando a trabalhar no governo como chefe do departamento de “Eficiência Governamental”, mas romperam a parceria e o apoio, no começo do mês passado, após o lançamento do projeto de lei “Grande e Bonito”, onde o presidente pretende alterar o orçamento e agenda interna do país americano. Desde então, o bilionário passou a realizar oposição ao governo de Trump.