Início / Versão completa
Geral

Gastronomia de herança: chefs resgatam receitas afetivas de família

Por Metrópoles 07/07/2025 05:27
Publicidade

Culinária e memória afetiva caminham juntas na cozinha de chefs como Franklin Bin, Gilberto Masi e Renata La Porta. Em suas receitas, transmitidas por gerações, estão os sabores que marcaram suas infâncias e continuam a fazer sucesso até hoje.

Publicidade
Leia também

Couve-flor empanada crocante: a receita da avó do chef Franklin Bin

“Acompanhamento simples, mas que marcou minha infância”

Franklin Bin, vice-campeão do MasterChef Profissionais 5, recorda com carinho a comida simples, porém cheia de sabor, que sua avó preparava. “Apesar de ter crescido em uma casa onde meus avós trabalhavam com a pesca e sempre havia peixe, camarão e mariscos na mesa, minha memória mais forte dessa época é o acompanhamento de couve-flor frita que ela fazia. Amo demais!”, revela o chef.

Nair – avó do chef Franklin Bin

Ingredientes:

Para o empanado:

Para empanar:

Modo de Preparo:

  1. Ferva os floretes de couve-flor em água com sal por 3 a 4 minutos até ficarem ligeiramente macios.
  2. Escorra bem, seque com papel toalha e deixe esfriar.
  3. Em uma tigela, misture farinha de trigo, amido de milho, páprica, alho em pó, sal, pimenta e fermento.
  4. Adicione água gelada aos poucos, mexendo até formar uma massa cremosa e lisa.
  5. Passe os floretes de couve-flor na massa e empane na farinha panko ou de rosca.
  6. Aqueça o óleo e frite até dourar bem.
  7. Escorra em papel toalha e sirva.

Cozidão de Carne de Porco: a receita afetiva do chef Gilberto Masi

“Comi essa receita em várias versões ao longo da minha vida”

O chef Gilberto Masi compartilha uma versão de um prato afetivo, o Cozidão de carne de porco, que foi inspirado nas receitas de sua avó. “O cozidão é uma receita que me acompanhou a vida toda, com várias versões em lugares diferentes. Ele é aquele tipo de comida para muita gente, para comemorar, para alimentar o corpo e a alma”, explica Masi.

A versão que ele passa, com carne de porco e uma seleção de legumes, reflete a flexibilidade do prato, que pode ser adaptado conforme os ingredientes disponíveis. Para ele, o segredo está no preparo cuidadoso dos legumes e no sabor do caldo, que mistura todos os temperos e carnes.

Cozidão de carne de porco

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Dessalgue o lombo de porco e corte-o em cubos grandes.
  2. Refogue o lombo com as calabresas, paio, costela suína defumada, cebola, alho e temperos secos.
  3. Adicione passata de tomate e vinho tinto, e cozinhe na pressão por 30 minutos.
  4. Após sair a pressão, retire a panela do fogo e acrescente os legumes conforme o tempo de cozimento: cenoura, batata, batata doce,
  5. repolho, vagem, couve e abóbora. Cozinhe até que fiquem firmes.
  6. Sirva com arroz branco e pirão feito com o caldo do cozimento.

Gallantine de haddock defumado: a receita da bisavó de Renata La Porta

“Uma lembrança doce de família, que passou por gerações”

A chef Renata La Porta compartilha uma receita herdada de sua bisavó: a Gallantine de haddock defumado. “Adoro essa receita! Primeiro, por ter sido criada por minha bisavó Eugênia e ser uma receita tão gostosa que sobreviveu à passagem das gerações. Segundo, pelo sabor exótico e agridoce dessa receita, que tem uma personalidade única”, compartilha Renata.

Este prato é uma verdadeira herança da culinária familiar, sendo servido em eventos familiares em épocas de calor. “Receitas inesquecíveis costumam passear pelos sabores familiares de laços e afetos”, finaliza a chef.

Eugênia – bisavó da chef Renata La Porta

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  1. Coloque o haddock de molho em 1 xícara de água gelada misturada com leite por 1 hora.
  2. Cozinhe o haddock com azeite, cebola ralada e salsinha por 10 minutos.
  3. Retire do fogo, deixe esfriar e desfaça o haddock em pedaços menores.
  4. Amasse o haddock com um garfo e regue com o azeite do cozimento.
  5. Misture todos os outros ingredientes, exceto a gelatina.
  6. Dissolva a gelatina em 1 xícara de água morna e misture à preparação.
  7. Modele a mistura em uma forma untada com azeite e leve à geladeira por pelo menos 2 horas.
  8. Desenforme e sirva com pêssego em calda e torradinhas finas.

Essas receitas não são apenas pratos, mas verdadeiros legados familiares que continuam a ser preparados e apreciados, mantendo viva a memória e o sabor da tradição culinária.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.