Com o objetivo de fortalecer parcerias internacionais e ampliar o diálogo com países vizinhos, o governo do Acre, em parceria com o Consulado do Peru, lançou nesta segunda-feira (28) o Salão Internacional de Negócios e Integração, durante a 50ª edição da Expoacre. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), está sediada no Espaço Ecossistema de Inovação e Negócios e abre espaço para rodadas de negócios, debates e mesas temáticas sobre temas estratégicos, como a Rota Quadrante Rondon e a integração bioceânica.
O lançamento contou com a presença de empresários e representantes do Brasil, Peru e Bolívia. Durante o evento, o secretário Assurbanípal Mesquita destacou que a programação já iniciou com exposições de produtos e degustação de pratos peruanos.
Alejandro Salinas, da Câmara de Comércio do Peru, destacou a importância do Acre como porta de entrada para produtos peruanos no Brasil. “Estamos trazendo produtos in natura e industrializados das regiões de Puno, Cusco, Arequipa, Moquegua e Puerto Maldonado. É uma oportunidade de ampliar o vínculo comercial com o Acre”, afirmou.
O evento também foi marcado por uma homenagem ao povo peruano em celebração ao Dia Nacional do Peru. O vice-cônsul Guilhermo Barranzella Laredo recebeu a homenagem em nome dos representantes peruanos. Segundo o governo do Acre, a data reforça o compromisso de amizade e cooperação com o país vizinho.
Participaram da cerimônia autoridades como a presidente da Anac, Waleska Bezerra; o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros; a presidente da Associação Comercial do Acre, Patrícia Dossa; além de representantes do comércio e da indústria regional.
O Salão Internacional, localizado no Espaço Indústria da Expoacre, tem como missão fomentar a integração econômica, institucional e política entre o Acre, o Peru e a Bolívia, com foco no desenvolvimento regional, infraestrutura e novos negócios.
Programação
Terça-feira, 29 de julho
17h – Encontro trinacional com empresários e representantes do Peru, Bolívia e regiões vizinhas.
-
Apresentações de empresas peruanas e bolivianas
-
Mesa técnica sobre a Rota Quadrante Rondon
-
Discussão sobre desafios da exportação a partir do Acre
20h – Encontro empresarial para networking
Quarta-feira, 30 de julho
17h – Novos encontros trinacionais com foco em infraestrutura
-
Mesas técnicas sobre o Plano Logístico do Acre e Ferrovia Bioceânica
-
Discussões sobre acordos com a China e desafios logísticos
20h – Reunião para fortalecimento de redes empresariais
A programação segue até o fim da Expoacre e visa consolidar o Acre como ponto estratégico para integração e negócios com países da América do Sul.