Início / Versão completa
Geral

Governo insistirá no IOF e já aposta que solução via STF deve demorar

Por Metrópoles 05/07/2025 03:27
Publicidade

O governo Lula pretende insistir na defesa do aumento do IOF durante a audiência de conciliação com o Congresso Nacional marcada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes para o dia 15 de julho.

Publicidade

Para ministros de Lula ouvidos pela coluna, o governo não teria por que abrir mão da tese. O argumento é de que o jogo estaria “favorável” ao Executivo tanto no campo político quanto no âmbito jurídico.

3 imagensFechar modal.1 de 3

O ministro Alexandre de Moraes, do STF: impasse do IOF está sendo tratado na Corte

Publicidade

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 3

O ministro Alexandre de Moraes

Fotos: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES 3 de 3

O ministro do STF, Alexandre de Moraes

Antonio Augusto/STF

“O jogo na política está bom para o governo. O governo está coberto de razão na frente jurídica. Qual a razão de abrir mão de algo?”, afirmou à coluna, sob reserva, um ministro da área jurídica.

A intenção do governo é insistir, durante a audiência de conciliação com o Congresso, na tese que os decretos que aumentaram o IOF são válidos e, por isso, devem ser mantidos.

Leia também

Ministros de Lula admitem, porém, que a insistência do governo em defender os decretos que elevaram o imposto deve fazer com que a audiência de conciliação termine sem uma solução.

Diante disso, o governo já prevê que o tema acabará sendo levado para o plenário do Supremo, que só volta a se reunir no início de agosto, após o recesso do Judiciário em julho.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.