Justiça da Alemanha condena Meta por violação de privacidade de usuário

Justiça da Alemanha condena Meta por violação de privacidade de usuário

Nesta sexta-feira (4/7), a Meta foi condenada pela Justiça da Alemanha a pagar multa de 5 mil euros, R$ 31,8 mil, para um usuário do Facebook por violar as regras europeias de proteção de dados. A empresa pode recorrer ao tribunal regional de Dresden.

A decisão acabou abrindo para outras reclamações. “Porque a Meta viola maciçamente a lei europeia de proteção de dados” com instrumentos “comerciais” com o objetivo de lucrar com os internautas que acessam a rede social, ganhando bilhões com a publicidade direcionada, conforme foi justificada pelo tribunal de Leipzig.

Veja as fotosAbrir em tela cheia MetaReprodução Meta é a empresa detentora de redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsappReprodução Instagram fora do ArFoto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Meta informa ao STF que conta ligada a Mauro Cid foi criada com e-mail em nome dele

Redes Sociais
“Instagram Map”: entenda o novo recurso em teste que virou novo motivo de receio

Notícias
Meta explica mudanças ao Brasil e garante alteração drástica apenas nos EUA

Redes Sociais
Caiu sim! WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar

Ainda segundo o órgão, a prática descumpre a legislação da Europa, porque resulta em vigilância quase sempre da vida privada de quem navega no Facebook, mesmo que não estejam conectados as contas do Facebook ou Instagram, ambas da Meta.

Foi aplicada apenas a lei europeia e não a nacional de privacidade, como é costume acontecer em outros tribunais alemães.

O juiz explicou que a Meta encaminha sistematicamente dados privados para países terceiros em todo o mundo, principalmente para os Estados Unidos, onde são explorados em “uma escala desconhecida para o usuário”

Na última quinta-feira (3/6), a Meta declarou que vai contestar uma multa recorde de 200 milhões de euros, R$ 1,2 bilhões, imputada pela União Europeia em abril deste ano, já que não foi respeitada as regras a respeito de dados pessoas, intitulando a penalidade de “errada e ilegal”.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Justiça da AlemanhaMetaNotícias