O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) usou o X (antigo Twitter) para lamentar a morte de Preta Gil, ocorrida no início da noite deste domingo (20/07). O político, que está em viagem para o Chile, disse ter ligado para o pai da cantora, Gilberto Gil para confortá-los após a triste notícia.
“Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento”, iniciou Lula na publicação.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Morre Preta Gil, aos 50 anos, após dois anos lutando contra um câncerReprodução: Instagram Preta Gil se preparava para voltar ao Brasil após tratamento contra o câncerReprodução/Instagram: @pretagil Preta Gil começou seu longo tratamento contra o câncer em 2023Foto: Eduardo Paduan Gilberto Gil e Preta GilReprodução: Redes Sociais Preta GilReprodução: Instagram/@pretagil Preta cantandoReprodução: Instagram/@pretagil Preta e Gilberto Gil, seu paiReprodução: Instagram/@pretagil
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Morre Preta Gil, aos 50 anos
Famosos
Abandonada na UTI: Preta Gil dá detalhes inéditos sobre o fim de seu casamento
Famosos
Após assistir “Ainda Estou Aqui”, Preta Gil relembra exílio dos pais nos anos 60
Ele prosseguiu: “Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta. Assim que soube da triste notícia, liguei para o companheiro Gilberto Gil e para Flora para confortá-los nesse momento de dor”.
Por fim, Lula mandou condolências para a família da artista: “À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso. Que o amor que Preta compartilhou em sua vida siga acalentando os seus corações – e os corações de todas as pessoas que tanto a admiravam”.
Estou profundamente triste em saber que Preta Gil nos deixou nesta noite de domingo. Talentosa e batalhadora em tudo o que fazia – seja como artista, seja como empresária – Preta seguiu espalhando a alegria de viver mesmo nos momentos mais difíceis de seu tratamento.
Preta era…
— Lula (@LulaOficial) July 21, 2025
Presidente em exercício, Alckmin também lamentou
Também em seu perfil oficial no X, antigo Twitter, o presidente em exercício Geraldo Alckmin publicou uma nota breve, mas simbólica, sobre a importância da trajetória de Preta: “Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade”, escreveu.
Alckmin também expressou solidariedade ao pai de Preta, Gilberto Gil, e a toda família e amigos: “Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações”, declarou o político, que assume oficialmente a presidência durante a viagem de Lula a Santiago, no Chile, onde participa de compromissos em defesa da democracia ao lado de outros países latino-americanos.
A morte de Preta Gil foi confirmada por sua equipe neste domingo (20/7). Em tratamento experimental contra um câncer nos Estados Unidos, a cantora se preparava para retornar ao Brasil, mas passou mal e não resistiu. Desde a confirmação, familiares, amigos, artistas, fãs e políticos têm se manifestado para exaltar seu legado.