O ex-zagueiro Wagner Basílio morreu na última terça-feira (15/7), em São Paulo, aos 65 anos. Ele sofria de insuficiência renal, e precisou fazer um transplante há quatro anos. Os clubes em que o ex-jogador de futebol atuou divulgaram notas de pesar e homenagearam o ex-atleta.
Nascido em São Paulo no dia 16 de novembro de 1959, Wagner se formou pelo Corinthians, onde iniciou a carreira no final da década de 1970, Wagner participou de conquistas importantes, pelo clube, como os Paulistas de 1979, 1982 e 1983. Foram 258 jogos.
Veja as fotosAbrir em tela cheia O ex-zagueiro Wagner BasílioReprodução/Twitter/@ecbahia Wagner, no alto, ao centro, ao lado esquerdo de Gilmar (direito da foto)Ag. Corinthians e São Paulo Futebol Clube O ex-zagueiro Wagner BasílioAg. Corinthians e São Paulo Futebol Clube O ex-zagueiro Wagner BasílioJosé Manoel Idalgo/Ag. Corinthians O ex-zagueiro Wagner BasílioAg. Corinthians e São Paulo Futebol Clube
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Morre Connie Francis, cantora de “Pretty Little Baby”, aos 87 anos
Notícias
Sobrinho de André Valadão morre aos 21 anos em acidente de moto nos Estados Unidos
Notícias
Empresária morre durante lipoaspiração feita por cirurgião renomado em hospital de SP
Famosos
Pai de Juju Salimeni morre e modelo faz homenagem emocionante: “Que Deus o receba”
O ex-atleta também ganhou destaque ao se mudar para o São Paulo, time que defendeu a partir de 1986. Foi ele quem cobrou o último pênalti e garantiu o título brasileiro daquele ano – a final foi disputada em fevereiro de 1987 – contra o Guarani, em Campinas.
No início dos anos 90, antes de se aposentar, o ex-zagueiro ainda passou pelo futebol nordestino, onde vestiu as camisas do Sport Recife e do Bahia, onde foi semifinalista do Brasileiro de 1990 e venceu o estadual de 1991. Além disso, chegou a ser convocado pela seleção brasileira.
Clubes lamentam a morte do ex-zagueiro
O Corinthians foi quem informou a morte de Wagner Basílio, ex-jogador do Alvinegro, no site do clube. “Wagner Basílio iniciou sua carreira no Timão, estreando em 1978 como médio-volante. Com o tempo, passou a atuar como zagueiro. No ano seguinte, ajudou o Alvinegro a conquistar o Campeonato Paulista de 1979 e também os estaduais de 1982 e 1983. Ao todo, Wagner disputou 258 partidas durante sua trajetória no Timão. O Corinthians se une aos familiares e amigos neste momento de luto”, diz a nota de pesar.
O São Paulo Futebol Clube também se manifestou: “Com imensa tristeza, informa e lamenta o falecimento de Wagner Basílio, ocorrido na terça-feira, dia 15 de julho de 2025, em São Paulo, capital. O ex-atleta tinha 65 anos de idade (…) O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família e amigos neste momento de dor”.
O Sport do Recife publicou uma nota de pesar no site do clube: “O Sport Club do Recife lamenta profundamente o falecimento do ex-zagueiro Wagner Basílio, que defendeu as cores rubro-negras na temporada de 1988. O Clube se solidariza com os familiares, amigos e admiradores neste momento de dor e saudade, agradecendo pelos serviços prestados e pelo respeito à nossa camisa”.
Já o Esporte Clube Bahia usou o Twitter (antigo X) para homenagear o ex-zagueiro. “O Esquadrão lamenta o falecimento do ex-zagueiro tricolor Wágner Basílio, semifinalista do Brasileirão de 1990 com o Bahia, aos 65 anos. Campeão estadual de 91, somou 170 jogos entre 89 e 92. Fez três gols, todos cobrando falta, uma de suas principais credenciais. Também acumulou glórias no futebol brasileiro em clubes como Corinthians e São Paulo. Nossa solidariedade a familiares e amigos”, diz a nota de pesar.