Desde o falecimento de Preta Gil (1974–2025), no último domingo (20/7), aos 50 anos, vítima de um câncer de reto, suas músicas têm registrado um aumento significativo nas plataformas de streaming. A cantora, que construiu uma carreira de duas décadas e lançou quatro álbuns, teve sua obra redescoberta e revisitada por fãs e novos ouvintes.
Enquanto a família aguarda a repatriação do corpo de Preta Gil dos Estados Unidos para o Brasil, onde o velório deve ocorrer no icônico Theatro Municipal do Rio de Janeiro, seus sucessos musicais ganharam ainda mais destaque. Segundo dados do Spotify revelados pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o impacto foi impressionante.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Velório Preta GilReprodução / @pretagil Governo do RJ confirma velório de Preta Gil no Theatro Municipal do RioReprodução / Riotur Preta Gil e Fran GilReprodução Da MPB ao samba, Preta Gil colecionou hits ao longo da carreira. RelembreReprodução Ministério da Cultura manifesta pesar pela morte de Preta GilFoto: Reprodução/Instagram/@pretagil Reprodução / Instagram/@pretagil
Voltar
Próximo
Leia Também
Famosos
Preta Gil deixa herança musical e o filho deve administrar direitos até 2095; saiba mais
TV
A emoção de Daniela Mercury, Zeca Pagodinho e Cissa Guimarães em homenagem a Preta Gil
Notícias
Velório de Preta Gil será aberto ao público e acontece nesta sexta-feira (25)
Redes Sociais
Gominho se despede de mansão onde morava com Preta Gil: “Obrigado por me abrigar”
Até o domingo de seu falecimento, as canções de Preta Gil somavam 231,2 mil ouvintes mensais na plataforma. Apenas 48 horas depois, essa marca saltou para mais de 374,1 mil usuários, representando um aumento impressionante de 61% na média de audiência da cantora.
O maior hit de sua carreira, “Sinais de Fogo”, continua sendo a faixa mais executada, acumulando 16,2 milhões de reproduções no Spotify. Em segundo lugar está “Meu Xodó”, uma parceria especial com seu único filho, Francisco Gil, que já conta com 4,9 milhões de plays.