Operação da PF contra Bolsonaro repercute na imprensa internacional. Veja!

Operação da PF contra Bolsonaro repercute na imprensa internacional. Veja!

Veículos de comunicação ao redor do mundo repercutiram a operação da Polícia Federal deflagrada nesta sexta-feira (18/7) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou destaque da mídia estrangeira, que enfatizou as restrições judiciais aplicadas a Bolsonaro e o contexto das investigações que apuram uma tentativa de reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022.

A CNN dos Estados Unidos informou que o ex-presidente brasileiro será submetido ao uso de tornozeleira eletrônica. Segundo a emissora, Jair Bolsonaro responde a um processo por suposta tentativa de golpe de Estado e, caso seja condenado, a pena pode ultrapassar quatro décadas de prisão.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Repercussão internacional: Agência Reuters destaca operação contra Bolsonaro e declarações de Trump em defesa do ex-presidente.Foto: Reprodução
O jornal argentino La Nación também repercutiu a operação da Polícia Federal contra Jair BolsonaroFoto: Reprodução
A CNN destaca que o ex-presidente será obrigado a usar tornozeleira eletrônicaFoto: Reprodução Blooomberg noticia operação contra Jair BolsonaroFoto: Reprodução Foz News noticia operação contra Jair BolsonaroFoto: Reprodução / X Jair Messias BolsonaroFoto: Evaristo Sá/AFP Jair Bolsonaro em coletiva no Senado FederalReprodução BolsonaroReprodução/YouTube Durante depoimento no STF, Bolsonaro diz que 8 de janeiro não configura golpeReprodução: TV Justiça Bolsonaro em entrevista ao portal UOLReprodução: YouTube/UOL Jair Bolsonaro deve participar de ato pró-anistia, apesar das orientações médicasReprodução: Instagram Jair Messias BolsonaroReprodução: Instagram Bolsonaro terá acesso às provas do plano de golpe, decide Alexandre de MoraesReprodução/Agência Brasil Bolsonaro e equipe de hospital em BrasíliaReprodução Reprodução Instagram/ montagem

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Defesa de Jair Bolsonaro se pronuncia após operação da Polícia Federal: “Surpresa”

Política
Ministros do STF suspeitavam que Bolsonaro se preparava para fugir, diz jornalista

Política
PF encontra mais de US$ 10 mil em espécie com Bolsonaro e pendrive no banheiro

Política
STF autoriza operação da Polícia Federal e Jair Bolsonaro usará tornozeleira eletrônica

O jornal argentino La Nación chamou atenção para o pacote de restrições determinadas pelo STF, que inclui o monitoramento eletrônico, o recolhimento domiciliar noturno e a vedação de uso de redes sociais e contatos com representantes estrangeiros. A publicação também mencionou a apreensão de dinheiro vivo na casa do ex-presidente e frisou o caráter internacional do caso, principalmente pelo envolvimento de Eduardo Bolsonaro nos EUA e a aliança com o ex-presidente norte-americano Donald Trump.

A agência Reuters destacou o cumprimento de mandados tanto na casa de Jair Bolsonaro quanto na sede nacional do Partido Liberal, legenda à qual ele é filiado. A matéria também mencionou a reação de Donald Trump, que saiu em defesa do aliado, classificando o inquérito como uma “caça às bruxas”.

A Bloomberg, por sua vez, mencionou o uso obrigatório da tornozeleira eletrônica e o veto às redes sociais, apontando que Bolsonaro está sob risco iminente de julgamento por participação em uma tentativa de ruptura democrática. Segundo a agência, o caso projeta ainda mais atenção internacional sobre o cenário político brasileiro e os desdobramentos judiciais que envolvem integrantes de destaque da antiga gestão federal.

A Fox News, rede conservadora dos EUA, tratou o caso como notícia urgente e divulgou a operação por meio de uma publicação na plataforma X (antigo Twitter).

Investigação e medidas cautelares
A operação da Polícia Federal ocorre em meio a um conjunto de investigações que miram Jair Bolsonaro e aliados próximos, com base em acusações de tentativa de golpe. Segundo informações divulgadas pelo blog da jornalista Camila Bomfim, da TV Globo, a defesa do ex-presidente confirmou que ele foi alvo de mandados autorizados pelo STF.

As diligências da PF incluíram buscas na residência de Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal. Entre as medidas impostas, o ex-presidente deverá usar tornozeleira eletrônica, está proibido de acessar redes sociais e não poderá sair de casa entre as 19h e as 7h.

Além disso, está impedido de manter contato com diplomatas, embaixadores, demais réus ou investigados nos processos em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: BolsonaroJair BolsonaroNotíciasPOLÍTICA