O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta segunda-feira, 28 de julho, o pagamento da quinta parcela do programa Pé-de-Meia, referente ao ano de 2025. Os primeiros a receber o valor de R$ 200, correspondente ao incentivo de frequência escolar, são os estudantes da rede pública de ensino médio nascidos em janeiro e fevereiro.
A iniciativa do governo federal tem como objetivo estimular a permanência e a conclusão dos estudos por alunos de baixa renda, matriculados no ensino médio regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ter direito ao repasse mensal, é necessário ter, no mínimo, 80% de presença nas aulas.
Os depósitos seguirão calendário escalonado de acordo com o mês de nascimento dos estudantes e ocorrerão até 4 de agosto:
-
28 de julho: nascidos em janeiro e fevereiro
-
29 de julho: nascidos em março e abril
-
30 de julho: nascidos em maio e junho
-
31 de julho: nascidos em julho e agosto
-
1º de agosto: nascidos em setembro e outubro
-
4 de agosto: nascidos em novembro e dezembro
Como receber
Os valores são depositados em contas poupança digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos. A movimentação pode ser feita via aplicativo Caixa Tem por maiores de 18 anos. No caso de menores de idade, o responsável legal precisa autorizar o uso da conta, o que pode ser feito pelo aplicativo ou diretamente em uma agência da Caixa.
Adesão automática
Não é necessário se inscrever no Pé-de-Meia. Todos os estudantes da rede pública que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo programa são incluídos automaticamente.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis nos canais oficiais do Ministério da Educação.