A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Consignado Forjado, com foco no combate a fraudes envolvendo empréstimos consignados ligados a benefícios previdenciários. A ação cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal no Pará.
As investigações começaram após uma denúncia de que descontos estavam sendo feitos em um benefício do INSS sem o consentimento do titular. De acordo com a PF, o suspeito teria acessado de forma ilegal a conta GOV.BR da vítima, contratado empréstimos e até cartão de crédito consignado em nome dela, causando um prejuízo financeiro significativo.
A apuração técnica revelou que a fraude foi realizada remotamente a partir de Salvador (BA). Um laudo pericial confirmou, por meio de imagens, a identificação facial do suspeito, fortalecendo as evidências do crime.
Com isso, os agentes cumpriram mandado de busca em Salvador para apreender eletrônicos, documentos e outros materiais que possam esclarecer a fraude e apontar outros envolvidos.
As investigações continuam com a análise do material apreendido. Os responsáveis poderão responder por crimes como estelionato eletrônico, falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático.