“PL da Anistia” pode ser votado antes do recesso, diz líder do projeto na Câmara

“PL da Anistia” pode ser votado antes do recesso, diz líder do projeto na Câmara

Sóstenes Cavalcante, deputado líder do PL na Câmara, prevê que a votação do projeto de lei que concede anistia aos condenados pelo dia 8 de janeiro deve acontecer ainda em julho, entre os dias 14 e 17, antes mesmo do início oficial recesso parlamentar, que começa no dia 18. O chamado “PL da Anistia” vem sendo motivo de embate entre a base governista e a oposição no Congresso Nacional desde o início dos julgamentos dos réus que invadiram os três poderes em 2023, no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com Sóstenes, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se comprometeu a convocar uma reunião de líderes para pautar o projeto em caráter de urgência. O requerimento de urgência já havia sido aprovado pela casa legislativa em abril, com 264 assinaturas, desta forma o texto vai direto para votação em plenário, sem a necessidade de ser analisado por comissões antes.

Veja as fotosAbrir em tela cheia PL da Anistia pode ser votado antes do recesso, diz líder do PL na CâmaraReprodução / Câmara dos Deputados Congresso Nacional visto à noiteFoto: Senado Federal Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)Reprodução/Câmara dos Deputados Foto: Pedro Ladeira Deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados Câmara dos DeputadosReprodução / YouTube

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Defesa de Dona Ruth garante ter provas que vão “mudar totalmente” o rumo da ação judicial

Esportes
Em luto por Diogo Jota e André, FIFA anuncia tributos nas quartas do Mundial de Clubes

Política
Kirchner recebe Lula em Buenos Aires e dispara contra Milei: “Desmontam a democracia passo a passo”

Política
Brasil assume liderança do Mercosul e promete foco em integração e sustentabilidade

Defendido por Jair Bolsonaro e aliados, o PL é apontado pela base governista como uma ferramenta para beneficiar o próprio ex-presidente, que também é réu no STF no inquérito que investiga responsáveis por uma suposta trama golpista, em 2022.

A expectativa do Executivo é de que Motta opte por não votar o texto ainda, para evitar tensões com o Supremo, já que os julgamentos a respeito do 8 de janeiro e a trama golpista ainda não foram finalizados. A decisão de pautar o PL da Anistia neste momento poderia não ser bem recebida, também, pelo embate muito recente acerca do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Congresso NacionalJair BolsonaroOposiçãoplPL da AnistiaPOLÍTICASóstenes Cavalcantevotação