Início / Versão completa
ENTRETENIMENTO

PL se une para defender Zambelli de cassação na Câmara

Por Portal Leo Dias 02/07/2025 18:26
Publicidade

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), reuniu, nesta quarta-feira (2/7), a bancada do partido para defender a colega Carla Zambelli de cassação. A deputada está licenciada do cargo de deputada federal e foragida do país desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Publicidade

A condenação leva à perda automática do mandado parlamentar, de acordo com a Constituição. No entanto, cabe a Câmara dos Deputados declarar a perda do mandado e, para isso, o processo de cassação começa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Casa, onde os advogados da deputada apresentaram a defesa dela.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Carla ZambelliFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputadfos Carla ZambelliReprodução: Globo Carla ZambelliFoto: Reprodução Carla Zambelli e Walter DelgattiReprodução Câmara envia à CCJ processo de cassação de Carla Zambelli após condenação no STFReprodução: Agência Brasil

Voltar
Próximo

Publicidade

Leia Também

Política
Itália amplia buscas por Carla Zambelli, foragida após condenação no Brasil

Política
Zambelli reage a apoio na Paulista: “Povo não me esqueceu e guarda esse carinho por mim”

Política
Carla Zambelli tenta evitar cassação na Câmara após fuga para a Europa

Notícias
Hacker condenado com Zambelli cumpre pena ao lado de Robinho e outros presos famosos

A entrega dos documentos foi acompanhada por parte significativa da bancada do PL na Câmara.

“Diferentemente de alguns terem pensado, nosso partido tem estado ao lado da nossa guerreira Carla Zambelli. O PL estará ao lado de todos os seus soldados por mais feridos que eles estejam”, afirmou Sóstenes Cavalcante.

O líder do PL confirmou, ainda, que a atitude dos parlamentares da sigla foi em cumprimento a uma ordem do presidente nacional dos liberais, Valdemar Costa Neto. Além disso, Sóstenes Cavalcante esclareceu que o movimento do partido, em favor de Carla Zambelli, tem o conhecimento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A ordem foi clara do presidente Valdermar: nós fecharemos questão na defesa do mandado de Carla Zambelli. O presidente Valdemar jamais me daria uma ordem desta sem está devidamente alinhado com ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse o líder o PL.

Carla Zambelli está foragida na Itália e o seu nome já foi incluído na lista de procurados da Interpol. Os advogados da deputada alegam que ela não teve o direito de defesa preservado e esperam conseguir defendê-la na CCJ da Câmara, inclusive com a realização de acareações e depoimentos de pessoas que, segundo os defensores, não foram ouvidas durante o processo no STF.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.