Polícia Federal apreende maquinário e madeira extraída ilegalmente no oeste do Pará

A Polícia Federal realizou neste domingo (29), uma operação contra crimes ambientais no Projeto de Assentamento Chapadão, localizado na Gleba Federal Pacoval, área rural de Santarém, no oeste do Pará. A ação flagrou atividades ilegais de extração de madeira e resultou na apreensão de equipamentos pesados, armas ambientais e na prisão de quatro pessoas.

Durante a operação, os agentes encontraram um veículo tipo Skidder, usado para arrastar toras de madeira em áreas de desmatamento, além de motosserras, toras recém-extraídas e um caminhão carregado com madeira serrada, escondido dentro da mata — o que aponta para uma ação organizada dos envolvidos.

Os quatro suspeitos foram presos em flagrante e levados à sede da Polícia Federal em Santarém, onde foram autuados por crimes ambientais e por participação na exploração e transporte ilegal de produtos florestais.

Essa ação faz parte dos esforços da PF para combater o desmatamento e outros crimes contra o meio ambiente na Amazônia Legal, com foco especial na proteção de terras públicas e assentamentos rurais que vêm sendo alvo de exploração ilegal.

As investigações continuam para identificar possíveis financiadores e receptadores da madeira extraída, com o objetivo de desarticular toda a cadeia criminosa por trás da atividade ilegal.

Categories: POLICIAL