Por que Trump defendeu Bolsonaro, na avaliação de ministros Lula

Por que Trump defendeu Bolsonaro, na avaliação de ministros Lula

Ministros do governo Lula, nos bastidores, tentam encontrar uma explicação para a mensagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que saiu nesta segunda-feira (7/7) em defesa de Jair Bolsonaro.

A avaliação é que Trump decidiu se manifestar pela inocência de Bolsonaro em um momento estratégico. Na visão de ministros, o norte-americano está irritado com a postura dos Brics, grupo do qual o Brasil faz parte.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Trump: Irã e Israel estão “exaustos” e não devem retomar conflito

Reprodução2 de 4

Vídeo. Trump ataca Israel e Irã: “Não sabem que porra estão fazendo”

Reprodução/The Guardian3 de 4

O ex-presidente Jair Bolsonaro

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES4 de 4

Jair Bolsonaro foi internado na terça-feira (1/7) com problemas gástricos

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

No domingo (6/7), Trump já havia postado em suas redes sociais ameaças aos Brics. Disse que iria impor uma tarifa adicional de 10% a países que se alinharem às “políticas antiamericanas” do bloco.

Assim, a fala do presidente dos Estados Unidos, acusando o Brasil de praticar uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, seria uma nova forma de pressão contra o governo Lula e seu fortalecimento dos Brics.

O movimento, entretanto, não deve ter o efeito esperado, de acordo com interlocutores de Lula. A avaliação é que a “intromissão” de Trump nos assuntos internos brasileiros poderá “piorar” a situação de Bolsonaro.

Leia também

A visão bolsonarista

Do outro lado da moeda, caciques aliados de Bolsonaro rejeitam a possibilidade de que Trump tenha saído em defesa do ex-presidente brasileiro por causa da postura e das “políticas antiamericanas” dos Brics.

A fala de Trump foi entendida por interlocutores de Bolsonaro como resultado do trabalho que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) está fazendo junto ao governo americano em seu autoexílio nos Estados Unidos.

Ainda segundo os bolsonaristas, a expectativa é que a manifestação via redes sociais não seja o único movimento de Trump em defesa da participação de Bolsonaro nas eleições de 2026. E dizem que “vem mais por aí”.

Categories: Geral
Tags: Donald TrumpIgor GadelhaJair Bolsonaro