Projeto “Pedais Para Novos Tempos” começa a funcionar no sistema prisional do Acre

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) deu início ao projeto Pedais Para Novos Tempos, uma oficina de reforma de bicicletas implantada no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A iniciativa conta com a participação de pessoas privadas de liberdade, que realizam o serviço de recuperação dos veículos como forma de trabalho, capacitação e remissão de pena.

A atividade é financiada com recursos provenientes de penas pecuniárias do Poder Judiciário e recebeu, como contribuição inicial, a doação de 250 bicicletas apreendidas que estavam sob responsabilidade do Tribunal de Justiça do Acre.

Nesta primeira etapa, 20 reeducandos serão capacitados para atuar na manutenção e reforma das bicicletas, ampliando as possibilidades de reintegração social e profissional após o cumprimento da pena. No momento, seis internos já participam diretamente das atividades na oficina.

Além da função ressocializadora, o projeto tem um viés ambiental e social: as bicicletas, antes sem uso, são restauradas e retornam à sociedade em condições de uso. Os veículos recuperados serão destinados à venda por valores acessíveis ou à doação, com prioridade para quem mais precisa.

A renda obtida com as vendas será revertida ao Fundo Penitenciário do Acre (Funpen-AC), garantindo a continuidade e a manutenção da iniciativa. Os primeiros modelos reformados serão expostos ao público no estande do Iapen durante a Expoacre 2025.

Categories: Geral
Tags: DESTAQUE